sexta-feira, 10 de abril de 2015

18. SÍLVIA MARIETA

“TORMENTA”/ 2010/ Acrílico sobre tela/ 50x50 cm
370,00€

Sílvia Marieta, nasceu em Lisboa, em 1982. Desde a infância mostrou o gosto pelo desenho, posteriormente pela pintura. Na adolescência iniciou-se no desenho de retrato a partir de fotografia e na pintura a óleo, por iniciativa própria. O seu tema de eleição é a figura humana, que procura representar com bastante realismo, estes “seres”, por sua vez, surgem muitas vezes inseridos em composições surrealistas e cheias de simbolismo. 
Em 2001 entrou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde teve contacto com uma arte que desconhecia, estudou algumas novas técnicas, com destaque para as técnicas de gravura artística e iniciou-se no desenho e pintura à vista, com modelo ao vivo. Terminou a licenciatura (antiga reforma) em 2006. Tem ainda alguns conhecimentos de ilustração científica, desenho arqueológico e artes decorativas, que obteve em cursos de curta duração.
Terminada a licenciatura afastou-se uns tempos da pintura, mas novamente em 2010 retomou e desde então tem vindo a expôr com maior regularidade.
Integrou-se em várias associações e grupos de artistas e tem vindo a participar em inúmeras exposições colectivas em Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália e Bulgária, contando também com algumas exposições individuais em Portugal. A nível nacional participou no Prémio Utopia, na Bienal de Coruche, Bienal de Santa Catarina da Serra, Bienal de Artes de Ansião, Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas, Artshow, Fiart, Figarco, Alcarte, Trienal de desenho 2012, entre outras. Também a nível internacional já conta com a participação das suas obras, em algumas colectivas, tais como a Feira de Arte no Corrousel du Louvre,  em Paris, “1st International Exhibition in Painting and Mixed media” em Sofia, Bulgária, a exposição "One Way by L'Agenzia di Arte” em Londres, "Arteggiamoci" em Roma,  "ARTmosphere" em Sabadell, “Summertime 2012” em Barcelona. Tem arrecadado também alguns prémios e mensões honrosas, em 2011 obteve o Prémio de Artes Plásticas/Decorativas, na categoria de Retrato, do "Concurso Nacional de Artes Artesanais 2011" da Editoria Nascimento,  e obteve a 1ª classificação em alguns concursos de pintura, tais como: “Prémio Mário Silva” (2012),  concurso de pintura "60 anos do campo militar de Santa Margarida"(2012), 1º Encontro de Pintura de Outono de Pombal (2010), "Pintar a Praia de Mira" (2010),  e ainda outras classificações e mensões honrosas também em concursos portugueses e espanhois.
Tem realizado inúmeros retratos (pintura e desenho), que se encontram em coleções privadas, em Portugal, Canadá,  Espanha e Inglaterra, e muitas das suas pinturas, resultantes de concursos, encontram-se também em coleções públicas, em Portugal (Praia de Mira, Pombal, Pavia, Tourega, Santa Margarida, Beja...).
Actualmente dedica-se inteiramente à sua pintura e por vezes obras de encomenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário